sexta-feira, 21 de setembro de 2012

As Árvores Sagradas dos Celtas (2~5)

As Árvores Sagradas dos Celtas (Parte 2 de 5)

Azevinho




















É normalmente representado em imagens natalinas por se tratar de uma das poucas plantas que persistem sob o inverno rigoroso do hemisfério norte.  
Nativo das Ilhas Britânicas, é associado aos guerreiros, que faziam as hastes de suas lanças com a madeira do azevinho.
Para os celtas, o azevinho era considerado um dos reis das florestas. Ele reinava juntamente com "seu irmão", o rei carvalho, e partilhavam o mesmo trono, porém, cada um reinava a metade de um ciclo anual. 
No Brasil, infelizmente, não é muito comum. Serviriam como excelentes cercas vivas se  seu  crescimento não fosse extremamente lento. 
A palavra "Hollywood" significa "Bosque" ou  "Floresta de azevinhos" . Dizem que é porque o local era rondado de arbustos de Azevinhos, antes de ser tornar um dos maiores centros cinematográficos do mundo.


Carvalho 





















Conhecido como "O Rei das Florestas", é muito raro no Brasil,. É mais facilmente encontrado no sul, em locais onde colônias europeias se estabilizaram. Alguns imigrantes trouxeram com eles bolotas que foram plantadas e germinaram. Alguns, hoje, com mais de cinquenta anos, já produzem sementes capazes de gerar novas mudas.
A palavra "Duir" quer dizer "Porta" e, como  árvore sagrada, facilitava a passagem para o mundo espiritual, por este motivo, nos bosques de carvalhos, os antigos celtas costumavam realizar seus rituais. A própria palavra "Druída" tem como tradução  "aquele que tem o conhecimento do Carvalho"
Os Carvalhos podem alcançar facilmente os 500 anos. Há um antigo provérbio que diz:  O carvalho leva 300 anos a crescer, 300 anos a manter-se adulto e 300 anos a morrer....


Macieira





















Na lenda do Rei Arthur, a Ilha de Avalon é conhecida como  "A Ilha das Macieiras". 
A árvore tem forte ligação com o pecado bíblico, sendo considerada, por muitos, como o fruto da maldição. É possivel que esta relação seja devido à maçã estar associada ao feminino e a fertilidade, co-relacionando ambos com "Eva" e o "Sexo". Especula-se que o fruto proibido, citado do "Gênesis", tratava-se do "figo" , ou uma espécie de "banana", e não de uma maçã.
Foi a partir da idade média que a maça tomou o lugar de "fruto proibido", quando a mulher passou a ser vista como a principal culpada pelo pecado original e a expulsão do ser humano do paraíso.
Era comum, nas cerimônias do Samhain, beber a cidra de maça para auxiliar nas viagens astrais e abrir as visões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.