domingo, 16 de setembro de 2012
O Homem Verde (The Green Man)
Muitos o confundem com Cernunnos, outros dizem que ele é o Rei Carvalho e, também, o Rei Azevinho. Há quem afirme que ele é, simplesmente, um espírito da floresta ou "O Grande Espírito da Floresta".
Bem, não há certezas, nem incertezas nestas afirmações. Afinal de contas, o "Homem Verde" ou "Green Man", é um pouco de cada um deles.
Como disse, não há inverdades já que, todos estes citados acima, são, acima de tudo, formas de representação da natureza. Todos ligados ao Masculino.
Cernunnos é o Deus Cornífero, o Deus da Natureza, o Senhor das Florestas. O Homem verde não deixa de ser uma deidade da natureza e também é respresentado com um rosto dominante e, não raramente, aterrador, com os chifres de cervo, como Cernunnos.
Há diversas representações do Homem Verde, rodeado por folhas de carvalho, outras com folhas de azevinho e, até mesmo, circundado das duas.
As origens do "Homem Verde" também são incertas e sua figura está em diversas culturas, principalmente na Europa. Certo é que, no paganismo, ele encontrou forças para se manifestar e sobreviveu a cristianização, tanto que, não raro, encontram-se em igrejas medievais representações do "Homem Verde" esculpidas em colunas e fachadas.
Além da Europa, cabeças foliates foram encontradas no Nepal, na India, no Líbano, entre outros países do Oriente. Inclusive, especula-se que tais símbolos tenham raízes na Ásia Menor.
Ele é comumente conhecido como "The Wise" (O Sábio), e simboliza a sabedoria da natureza. Talvez, este seja o grande ponto de destaque que o faz peculiar, pois, Cernunnos está muito ligado à sexualidade e a caça, já o Rei Azevinho e o Rei Carvalho, estão ligados aos ciclos e às estações. Embora Masculino, ele não é representado como um ser sexualizado, ou ligado aos soltícios, ele simboliza, acima de tudo, natureza pura.
Fonte: Vale do Mago
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.