sexta-feira, 21 de setembro de 2012
As Árvores Sagradas dos Celtas
As Árvores Sagradas dos Celtas (Parte 1 de 5)
Todas as árvores são sagradas, assim como tudo que tem vida ,masos celtas tinham algumas árvores como "particularmente sagradas", assim sendo, prestavam cultos e homenagens à algumas em particular.
Postarei aqui a respeito de algumas destas árvores em questão, que são conhecidas aqui no Brasil e em Portugal.
Salgueiro
Comecemos pelo lendário "Chorão", embora a espécie não se resuma unicamente no salgueiro chorão" ( lembremos do famoso "salgueiro lutador" que também é um Salix).
É uma árvore que está intimamente ligada às bruxas, inclusive, a palavra "Witch" deriva de "Willow" (salgueiro em inglês). Está também ligada à Lua e a Àgua e a outros aspectos femininos.
Os celtas veneravam o salgueiro de modo muito peculiar e nutriam por ele uma grande fascinação. Para eles, esta árvore era considerada uma grande fonte de inspiração de sonhos, de poesia, de música e de encantamentos.
Na Irlanda, o salgueiro toma o seu lugar como uma das "sete árvores sagradas do bosque da Irlanda" - ao lado da bétula, da maçieira, do amieiro, do azevinho, da aveleira e do carvalho (esta lista, de acordo com Robert Graves em seu livro " A Deusa Branca ").
Algumas árvores no Brasil são normalmente confundidas com o salgueiro, como a 'Aroeira pendente' e a 'Escova de Garrafa'.
Sabugueiro
O Sabugueiro também é uma árvore bastante associada às bruxas, de modo especial, às bruxas velhas.
Na Europa Antiga, eram plantados nas frentes das casas para impedir a entrada de males e, nas tumbas, para protegerem os mortos.
Há também a lenda pós-cristã de que foi da madeira do Sabugueiro que foi feita a cruz do calvário de Cristo, por este motivo dava azar cortar um sabugueiro.
Sua casca é famosa por suas propriedades terapeuticas e suas flores ainda usadas para tratar catapora.
Hera
Embora não seja uma árvore e sim uma trepadeira, há séculos é considerada uma planta mística e é comum vermos imagens de casas de fadas e gnomos cobertos por heras.
A Hera é mais comum no sul e sudeste do Brasil, sendo bastante utilizada como planta ornamental e é facilmente encontrada em jardins para cobrir muros.
Coroas de hera eram confeccionadas nas festividades com o intúito de atrair as fadas e os espíritos da natureza.
Os druidas a consideravam a contraparte feminina do azevinho (masculino) e quando colocados juntos, crescendo, ou decorando, acreditavam dar grande proteção, equilíbrio e sabedoria.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.